terça-feira, 11 de março de 2014

Encontro 7


Reunimos hoje, 10 de março, para fazer um balanço das atividades desenvolvidas e começar já a pensar em estratégias de ação para o ano letivo de 2014/2015. No momento em que se está a fazer a monitorização da aplicação do Plano de Melhoria, é oportuno refletir sobre algumas questões importantes (nomeadamente o documento de articulação curricular do agrupamento), fazer o levantamento das temáticas escolhidas nas atividades com articulação curricular e voltar a solicitar a todos a partilha das atividades de articulação curricular que se encontram previstas no Plano Anual de Atividades procurando, simultaneamente fazer um retrato vivo das atividades e criar um banco de ideias e recursos (neste blogue) que possam orientar o trabalho futuro. Desta forma, partindo do real e das experiências que se constituem boas práticas de articulação, poderá vir a ser possível a criação de um modelo mais abrangente de documento de apoio, sustentado na prática, que proponha áreas temáticas favoráveis à interligação de saberes (vertical e horizontalmente) e estratégias/caminhos possíveis para os concretizar numa perspetiva de melhoria dos resultados escolares e sociais. Esse documento deverá ser facilitador do trabalho do diretor de turma enquanto gestor curricular, no âmbito do plano de trabalho da sua turma, e estar de acordo com as metas em vigor. Não deverá ser um documento de detalhe, uma vez que no presente momento a unidade curricular é frágil (inexistência de um currículo nacional, novas metas não articuladas entre disciplinas e, em alguns casos, com programas antigos diferentes em vigor em paralelo com novos) e deve evitar-se a sua constante alteração (consequência regular da mudança de ciclos políticos).