Reunimos hoje, 10 de março, para fazer um balanço das
atividades
desenvolvidas e começar já a pensar em estratégias de ação para o ano
letivo de 2014/2015. No momento em que se está a fazer a monitorização
da aplicação do Plano de Melhoria, é oportuno refletir sobre algumas
questões importantes (nomeadamente o documento de articulação curricular
do agrupamento), fazer o levantamento das temáticas escolhidas nas
atividades com articulação curricular e voltar a solicitar a todos a
partilha das atividades de articulação curricular que se encontram
previstas no Plano Anual de Atividades procurando, simultaneamente fazer
um retrato vivo das atividades e criar um banco de ideias e recursos
(neste blogue) que possam orientar o trabalho futuro. Desta forma,
partindo do real e das experiências que se constituem boas práticas de
articulação, poderá vir a ser possível a criação de um modelo mais
abrangente de documento de apoio, sustentado na prática, que proponha
áreas temáticas favoráveis à interligação de saberes (vertical e
horizontalmente) e estratégias/caminhos possíveis para os concretizar
numa perspetiva de melhoria dos resultados escolares e sociais.
Esse documento deverá ser facilitador do trabalho do diretor de turma
enquanto gestor curricular, no âmbito do plano de trabalho da sua turma,
e estar de acordo com as metas em vigor. Não deverá ser um documento de
detalhe, uma vez que no presente momento a unidade curricular é frágil
(inexistência de um currículo nacional, novas metas não articuladas
entre disciplinas e, em alguns casos, com programas antigos diferentes
em vigor em paralelo com novos) e deve evitar-se a sua constante
alteração (consequência regular da mudança de ciclos políticos).