quarta-feira, 12 de março de 2014

Articulação horizontal entre disciplinas do currículo no 9.º ano: um exemplo excelente!

A professora Ana Galrinho (em nome da equipa que tem desenvolvido este trabalho, que é sobretudo da responsabilidade da professora Ana Antunes) partilhou uma história muito interessante sobre uma atividade de articulação curricular ainda a decorrer numa turma de 9.º ano. Uma excelente prática que merece ser divulgada e que constitui  um bom exemplo de articulação horizontal entre disciplinas do currículo do 9.º ano de escolaridade.

Atividade de articulação entre disciplinas do currículo – 9ºB



No âmbito da educação para os direitos humanos, prevista no programa do Agrupamento de Escolas de Azeitão para o 9º ano, e do programa de geografia para o mesmo ano de escolaridade, foi possível estabelecer uma atividade de articulação entre disciplinas do currículo dos alunos.

Assim sendo, a professora Ana Antunes fez a proposta aos alunos do 9ºB de se simular uma sessão na Assembleia das Nações Unidas em que cada aluno representasse um país, fazendo alusão a um problema detetado e a uma eventual solução para esse problema. Esta sugestão foi agarrada com entusiasmo pela turma, em particular por uma das alunas (Isis Calado), que aderiu à proposta com afinco, como costuma fazer sempre que lhe é colocado um desafio.

Ao saber desta atividade por parte da sua colega Ana Antunes, a professora Ana Galrinho falou com a referida aluna – Isis Calado – e disse-lhe que, se havia lugar onde pessoas de diferentes nacionalidades usavam o inglês para comunicar umas com as outras, esse local eram as próprias Nações Unidas. 

Surgiu, assim, a ideia de, na simulação da “Assembleia”, haver uma introdução geral em língua inglesa, ideia essa que também foi aproveitada por alguns dos elementos da turma para fazerem o início das suas apresentações individuais. 

Estas apresentações tiveram de ser distribuídas por vários dias. Hoje (12 março), calhou a vez de ser debatida a Tailândia, Israel e Itália. Os problemas assinalados passaram pela prostituição, por conflitos com países fronteiriços e pela corrupção, entre outros. Está a ser uma atividade muito interessante. 

Ana Galrinho
Ana Antunes