segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Supervisão pedagógica "articulada" com articulação curricular? Uma prática a ter em conta...

Aqui vos deixamos o testemunho da professora Graça Bastos, que tem procurado na supervisão uma oportunidade de promoção da articulação curricular.

No sentido de encontrar formas de enriquecimento pedagógico, no momento de supervisão obrigatório, propus-me supervisionar e ser supervisionada por colegas de ciclos diferentes. Os colegas aderiram ao desafio. Então, em inglês, para além de encontrar a partilha no meu próprio ciclo, vou observar o que acontece no “day after”, ou seja, quando os alunos já nos deixaram e seguem para o 7º ano. É com a professora Ana Galrinho, que leciona os sétimos anos, que partilho esta experiência.

Em português, estou a observar e ser observada pela colega Ana Paula Vieitos, do 1º ciclo, turma 3ºC. Este intercâmbio ao nível desta disciplina parece-me crucial para limar arestas, ultrapassar dificuldades, consolidar conhecimentos e partilhar técnicas de ensino.

Vejo, com expetativa, a possibilidade de desenvolver melhores práticas de articulação curricular tendo por base o trabalho de supervisão entre ciclos de ensino diferentes.


Graça Bastos